quinta-feira, 3 de março de 2011

Floresta Estacional e Savana

Floresta Estacional e Savana



Floresta Estacional Semidecidual

A floresta estacional semidecidual ou floresta tropical subcaducifólia ou mata mesófila constitui a vegetação típica do bioma da Mata Atlântica, estando condicionada pela dupla estacionalidade climática: uma tropical, com época de intensas chuvas de verão seguidas por estiagens acentuadas; e outra subtropical, sem período seco, mas com seca fisiológica provocada pelo intenso frio de inverno, com temperaturas médias inferiores a 15°C, perdendo de (20 a 50%) das folhas nesse período.
É constituída por fanerofitos com gemas foliares protegidas da seca por escamas (catafilos ou pelos), tendo folhas adultas esclerófilas ou membranáceas deciduais. O grau de decidualidade, ou seja, a perda das folhas é dependente da intensidade e duração de basicamente duas razões: as temperaturas mínimas máximas e a deficiência do balanço hídrico.
O critério estabelecido com a finalidade exclusiva de propiciar um mapeamento contínuo de grandes áreas foi o das faixas altimétricas, utilizado também nas formações vegetacionais precedentes




Formações de floresta estacional semidecidual:


à Formação Aluvial: apresenta-se sempre nos terraços mais antigos das calhas dos rios.
à Formação das Terras baixas: ocorrentes entre 5 a 100 m de altitude situadas entre os 4° de latitude N e os 16° de latitude Sul; de 5 a 50 m quando localizados nas latitudes de 16° a 24° Sul; e de 5 a 30 m nas latitudes de 24° a 32° Sul.
à Formação Submontana: situada na faixa altimétrica que varia de 100 a 600 m de acordo com a latitude de 4° N até 16° S; de 50 a 500 m entre os 16° até os 24° de latitude S; e de 30 a 400 m após os 24° de latitude Sul.
à Formação Montana: está situada nas faixas altimétricas acima desses níveis, nas seguintes áreas: na Amazônia entre 600 e 2000 m de altitude e acima dos 16° de latitude Sul entre os 400 e 1500 m de altitude.
Somente quatro formações foram delimitadas no País: Aluvial, Terras Baixas, Submontana e Montana. Isso porque este tipo florestal é bastante descontínuo e sempre situado entre dois climas, um úmido e outro árido, sendo superúmido no Equador, árido no Nordeste e úmido no Sul. No Centro-Oeste, ocorre o clima continental estacional, em que predomina a Savana (Cerrado), que é um tipo de vegetação de clímax edáfico.


Tipo e áreas de ocorrência de florestas Semidecidual:
à Floresta Estacional Semidecidual Aluvial: É uma formação encontrada com maior freqüência na grande depressão pantaneira mato-grossense do sul, sempre margeando os rios da bacia do rio Paraguai.
à Floresta Estacional Semidecidual das Terras Baixas: É encontrada revestindo tabuleiros do Pliopleistoceno do Grupo Barreiras, desde o sul da cidade de Natal até o norte do Estado do Rio de Janeiro, nas proximidades de Campos até as proximidades de Cabo Frio, aí já então em terreno quaternário.
à Floresta Estacional Semidecidual Submontana: Esta formação ocorre freqüentemente nas encostas interioranas das Serras da Mantiqueira e dos Órgãos, nos planaltos centrais capeados pelos arenitos Botucatu, Bauru e Caiuá dos períodos geológicos, Jurássico e Cretáceo. Distribui-se desde o Espírito Santo e sul da Bahia até o Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, sudoeste do Paraná e sul do Mato Grosso do Sul.
à Floresta Estacional Decidual Montana: São poucas as áreas ocupadas por esta formação estabelecida acima de 500 m de altitude. Situa-se principalmente na face interiorana da Serra dos Órgãos, no Estado do Rio de Janeiro; na Serra da Mantiqueira, nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais –- Itatiaia; e no Espírito Santo - Caparaó. Outras áreas ainda menores são as dos pontos culminantes dos planaltos areníticos.
1°-
(Mapa do Bioma Mata Atlântica no território brasileiro)

2°-
(Ecossistema da floresta estacional semidecidual)
3°-
(Floresta estacional semidecidual)


FLORESTA ESTACIONAL DECIDUAL




à A Floresta Estacional Decidual é um ecossistema do bioma Mata Atlântica. Ocorre em grandes altitudes e baixa temperatura. Esse ecossistema é caracterizado por duas estações, uma seca e outra chuvosa,a primeira mais prolongada



à Os tipos de Floresta Estacional Decidual são :

- floresta estacional decidual Montana

- floresta estacional decidual de terras baixas

- floresta estacional decidual submontana

- floresta estacional decidual aluvial


CARACTERISTICAS DAS FLORESTAS ESTACIONAL:



à Floresta Estacional Decidual Aluvial: encontra-se bastante desfalcada dos seus elementos principais explorados para uso doméstico. Localizada nos terraços fluviais , também ocorre nas várzeas do rio Paraguai onde a drenagem é dificultada pelo pouco desnível do rio.





à Floresta Estacional Decidual das Terras Baixas: Formação encontrada em áreas descontínuas e relativamente pequenas, com maior ocorrência na bacia do rio Prado, no sul do Estado da Bahia.





à Floresta Estacional Decidual Montana: Esta formação ocorre em áreas disjuntas que se apresentam bastante expressivas , sendo que, para mapeá-las, tomaram-se parâmetros altimétricos de acordo com as latitudes onde são encontradas . Esta variação altimétrica ocorre de acordo com as latitudes e pode ser explicada pelas grandes diferenças de temperatura que influem na composição florística. 





à Floresta Estacional Decidual Submontana: Nesta formação, encontram-se dispersas as maiores disjunções do tipo florestal decidual. A floresta decidual da encosta da Serra da Bodoquena, no Estado de Mato Grosso do Sul, é dominada por ecotipos savanícolas e florestais mesofanerófitos ...




( Floresta Estacional )

 

 
SAVANA




Uma savana é uma vasta área plana com alguma vegetação, poucas árvores e pequenos grupos de arbustos, uma espécie de deserto!



Uma savana é uma região plana cuja vegetação predominante são as gramíneas, salpicadas por algumas árvores esparsas e arbustos isolados ou em pequenos grupos. Normalmente, as savanas são zonas de transição entre bosques e prados.


Existem vários tipos de savanas , como podemos observar :


- Savanas tropicais e subtropicais

- Savanas temperadas

- Savanas mediterrâneas

-  Savanas montanhosas

- Savanas pantanosas



CARACTERISTICAS DAS SAVANAS:


- Savanas tropicais e subtropicais: (água escassa, solo fértil, poucas árvores, diferentes espécies de mamíferos, pássaros e insetos).





- Savanas mediterrâneas (clima semi- áridas, solo pobre. Este tipo de savana é um dos mais ameaçados do planeta, pois tem sofrido grande degradação e perda de habitats)



Savanas montanhosas (encontram- se em altitudes elevadas) ; Se caracterizam por terem evoluído de forma isolada devido às condições climáticas em determinadas altitudes





- Savanas pantanosas – (frequentes inundações, muita humidade, temperatura amena, solo rico) ; plantas: vegetação endêmica constituida pelos denominados "chaparral", "matorral", "maquis" ou "garrique" .





- Savanas temperadas - (verão mais húmido e Invernos frios, solo fértil ) ; animais: mamíferos, pássaros, répteis e insetos ; plantas: gramíneas 





Fotos sobre Savana:

1°-
(Área de ocorrência de Savanas )









2°-
( savana ao pôr do sol ).


3°-
( Imagem mais ampla de uma savana ).



Fontes do nosso trabalho:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Floresta_estacional_semidecidual

http://ambientes.ambientebrasil.com.br/natural/regioes_fitoecologicas/regioes_fitoecologicas_-_floresta_estacional_semidecidual.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Floresta_estacional_decidual

http://ambientes.ambientebrasil.com.br/natural/regioes_fitoecologicas/regioes_fitoecologicas_-_floresta_estacional_decidual.html

http://www.pixmac.com.br/picture/floresta+estacional+decidual+primavera+com+%C3%A1gua+parada/000048710605

http://www.brasilescola.com/geografia/savana.htm

http://ceapcarajas.blogspot.com/2010/07/savana-metalofila-de-carajas-floresta.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Savana

http://grupo04_8b.blogs.sapo.pt/2429.html

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/savana/savana-4.php




Escola: CAp - FUNEMAC
Turma: 2001
Disciplina: Geografia
Professor: Eduardo
Grupo: Lucas Bragion , Kevlin de Souza e Jhonny Ribeiro






23 comentários:

  1. Tudo a ver o plano de fundo com o tema,bem organizado em tudo,poderia ser melhor como o meu mas né igual o meu ñ dá né....kkkkk

    ResponderExcluir
  2. ficou otimo e o plano de fundo focou bem legal

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Perfeito, Perfeito !
    Muito bem elaborado ,os tópicos foram muito bem resumidos e as imagens muito bem selecionadas . ;D

    ResponderExcluir
  5. Meu Deus ja vi vários !(Ai Que Perígo)
    Mas Esse esculacho geral.(O Fundo Preto)
    Muito boa garoto.
    Boa ? Boa não !
    PERFEITO.

    ResponderExcluir
  6. Ficou super legal, o trabalho está super organizado e tudo mais.Foi muito bem elaborado.

    ResponderExcluir
  7. O trabalho ficou perfeito,bem resumido,bem organizado e bem criativo. Parabéns meninos ! Nilciene Azevedo

    ResponderExcluir
  8. parabéns meninos,gostei desse plano de fundo,ficou criativo o trabaho d vcs.

    ResponderExcluir
  9. Valeeeeeu gente , pela força ae , espero que tenham gostado , assim como gostei do de vocês , CAP 2001 é oo PODER !

    ResponderExcluir
  10. Eu gostei do conteuso q ele botaram no trabalho . muito bom...

    ResponderExcluir
  11. Olá grupo! As informações estão corretas e completas. Contudo, está faltando um mapa sobre a ocorrência desses tipos de florestas no mundo. Outro ponto é o tipo de texto. Este texto é científico, vocês poderiam inserir um resumo para facilitar a leitura. Além disso, vocês deveriam concentrar as informações apenas nas savanas tropicais e subtropicais e esquecer os outros tipos de savanas. Vocês tem até o dia 14 de março para fazer as alterações necessárias.

    ResponderExcluir
  12. Muito bom o blog, bem resumido e com o conteúdo fácil de se entender.. O que nos ajuda a intender bastante!

    Parabéns

    ResponderExcluir
  13. O conteúdo do texto está otimo! apresenta boas informações e tirou dúvidas minhas em relação a esse tema!Muito Bom!!

    ResponderExcluir
  14. muito legal.trabalho bem elaborado.linda a imagem da savana ao por do sol AMEI!

    ResponderExcluir
  15. Ficou completo, maneiro... só faltou um resumino pra facilitar pra gente. (Eu estava pensado: 'Ygor que vai gostar desse blog' ... por que será hein?!)

    ResponderExcluir
  16. O blog esta muito interessante gente, parabéns garotos !

    ResponderExcluir
  17. O trabalho está realmente muito interessante, mas tenho que concordar com o professor em relação a linguagem que ficou bem científica mesmo :s , mas fora isso foi um trabalho bem elaborado, sem muito "repepé" e com grandes citações.

    ResponderExcluir
  18. O trabalho ficou ótimo, com bons tópicos, imagens legais, e com ótimo conteúdo.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  19. O trabalho de vcs ficou ótimo!!!!parabéns!!

    ResponderExcluir
  20. Rapaziada, tá perfeito, só um detalhe vocês podia resumir um pouco mas.

    ResponderExcluir
  21. hmm.. conteúdo legal, mas podia resumir mais né. Tirando isso, o trabalho está muito bom.

    ResponderExcluir